Boletim de Ocorrência Online

Boletim de Ocorrência Online

O Boletim de Ocorrência online, mais conhecido como BO, se trata de um documento que deve ser solicitado a polícia civil sempre que algum cidadão se já roubado, perca seus documentos, sofra algum dano físico ou moral, ou se sinta ameaçado. O BO pode ser feito como uma forma de defesa principalmente para crianças, idosos ou pessoas incapacitadas.

Boletim de Ocorrência Online

 

Registro de Boletim de Ocorrência Online

Em alguns estados do País, foram criadas as delegacias eletrônicas, onde o cidadão pode fazer e emitir o seu BO diretamente pela internet, porém o documento só pode ser feito para determinadas ocorrências.

Por mais que seja pouco conhecida essa alternativa, o Boletim de Ocorrência Eletrônica pode ser emitido de qualquer lugar, sem precisar sair de casa. O que é uma evolução considerável até mesmo em si tratando de ameaças, entre outros casos mais graves, claro que muita coisa ainda precisa ser mudada, mas é um serviço público oferecido ao público que ajuda muito.

boletim ocorrência

O serviço está disponível no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (para o estado de São Paulo) e tem se tornado uma ótima e rápida alternativa para os que mais precisam. Para registrar o seu BO pela internet você pode acessar o link: http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/, e ele deve se enquadrar em somente nos seguintes casos:

 Furto ou perda de documentos;

 Encontro de pessoa desaparecida;

 Desaparecimento de pessoas;

 Furto de veículos;

 Furto ou perda de celular;

 Furto ou perda de placas de carro.

Caso você tenha sido subtraído perante ameaça ou violência (o que caracteriza roubo e não furto), nesse caso será necessário que você compareça até uma delegacia mais próxima para registrar o seu Boletim de Ocorrência. Acidentes de trânsito e outras ocorrências também não poderão ser feitas online.

2ª via Boletim de Ocorrência

Como o serviço pela internet é bem limitado com os casos citados, junto a emissão deles, é válido lembrar que essa opção não está aí para substituir o BO tradicional, mas serve como uma alternativa para facilitar a vida dos cidadãos que muitas vezes não têm tempo, ou não têm como se deslocar até uma delegacia.

Para emitir uma 2ª via de boleto, por exemplo, é necessário que você vá até uma delegacia ou algum órgão ligado a Secretária de Segurança Pública do seu estado, mesmo que seja em outra cidade. Por enquanto esse serviço de 2ª via de Boletim de Ocorrência ainda não se encontra disponível via internet.

Observações importantes

Caso você pretenda fazer um BO online e o seu caso se enquadra dentre aqueles que foram citados a cima, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  •  Email: é preciso ter um email válido, pois é através dele que você receberá a confirmação se o seu BO realmente foi registrado ou não.
  •  Documentos: pela delegacia eletrônica, quando a queixa é sobre perda de documento, como RG, etc, esse documento, no estado de São Paulo, ele é cancelado. Ou seja, mesmo que ele seja encontrado será preciso tirar uma segunda via.
  •  Roubo: O roubo não pode ser registrado pela internet, somente o furto. O que caracteriza um roubo é quando o crime acontece perante ameaça e/ou violência, contra uma ou mais pessoas estando armadas ou não.
  •  Cancelamento: Pela delegacia eletrônica não é possível realizar o cancelamento.

 

Veja como emitir a 2 via CPF

Boletim de Ocorrência em outros estados

Além do estado de São Paulo, em outros estados brasileiros, o serviço de delegacia eletrônica também funciona. Veja abaixo os links para emitir o seu BO eletrônico de outros estados do Brasil.

Caso o seu estado não esteja listado aqui, procure sempre uma delegacia para registrar o seu Boletim de Ocorrência, mas nunca deixe de procurar por esse serviço. É a sua segurança que está em risco.

Boletim Ocorrência Eletrônico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *