Boleto FIES

FIES

FIES é a sigla para Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior ,programa criado na gestão FHC em 1999 e expandido na gestão Lula. O programa foi elaborado para financiar bolsas em universidades particulares com prazos para amortização da dívida de até três vezes a duração do curso. Vamos ver tudo sobre Boleto FIES abaixo.

Em 2010 o FIES sofreu novas mudanças e as taxas de juro do financiamento foram reduzidas para 3,4% ao ano. Atualmente, para participar do FIES é obrigatório ter realizado o ENEM.

Como funciona o financiamento?

O financiamento pelo FIES é divido em três etapas e a primeira ocorre durante o curso, onde o estudante deve pagar trimestralmente uma taxa que não ultrapassa cinquenta reais , referente aos juros incidentes sobre o financiamento.

Após se formar, o beneficiado entra na chamada “fase de carência” , onde ele tem até 18 meses para recompor seu orçamento e poder pagar o financiamento sem maior sufoco. À essa altura o formado pode já ter conseguido um novo emprego e receber um salário melhor , uma vez que estará apto para assumir vagas de nível superior.

FIES 2 via

2 via FIES

Após a fase de carência o estudante entra na fase de amortização da dívida, quando ele começa a quitar efetivamente o financiamento. Nesta fase, o estudante tem até 3 vezes a duração do curso para quitar o débito. Por exemplo, se o curso tem duração de 4 anos, isto significa que você tem até 12 anos para pagar o financiamento. Vale frisar também que nada impede de acelerar o processo de quitação do financiamento, pagando mais de um parcela quando quiser e puder.

Como conseguir uma bolsa no FIES?

Para conseguir a bolsa basta ter feito o último ENEM e ter tirado nota igual ou superior a 450. Então o estudante deve acessar o sistema informatizado do FIES onde irá poder se inscrever. Já inscrito o estudante deve comparecer à instituição na qual se matriculou em até 10 dias para validar suas informações. Por fim, ele deve comparecer a instituição bancária para contratar o financiamento, também em até 10 dias.

boleto fies

Como emitir o Boleto FIES

Se você contratou o FIES recentemente talvez ainda não saiba como consultar e emitir os boletos de pagamento do financiamento. Se esse for o caso, não se preocupe, o processo é bastante simplificado e você não demorará para entender.

Veja como Emitir Fatura do Itaucard

Todos os Boleto FIES, sejam os trimestrais referentes ao pagamento dos juros do financiamento, ou os mensais referentes ao financiamento em si, chegam pelos Correios no endereço informado no ato da assinatura do contrato. Entretanto é possível obter a segunda via do boleto, sem obrigatoriamente ter que esperá-lo vencer. Para isso basta acessar o serviço dedicado ao FIES no banco que você contratou, no caso da Caixa é uma página especial no site oficial, onde é necessário apenas informar seu CPF para consultar todos os boletos em aberto. O serviço está disponível das 9 às 18h em dias úteis.

Os boletos vencidos só podem ser pagos na agência do banco contratado, em caso de atraso, você corre o risco de ter o seu contrato do FIES cancelado. Fique atento.

FIES 2 via

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *