Consulta ao SPC

Consulta ao SPC

Agora, existe uma nova forma de consultar seu CPF no Serviço de Proteção ao Crédito e descobrir se há alguma irregularidade no seu nome. Para fazer isso, você pode entrar em um site e fazer a consulta sem sair de casa. Conheça abaixo como fazer uma consulta ao SPC e regularizar suas contas.

consulta ao spc

Você sabe o que é SPC?

Um termo tão falado pelos cidadãos, mas que na verdade, muita gente não sabe o que significa. O Serviço de Proteção ao Crédito consiste em um banco de dados que abriga informações sobre os contribuintes cadastrados no CPF. Ele fornece informações aos lojistas para que possam abrir uma conta há pessoas com bom histórico de pagamento, ou seja, que não costumam atrasar suas contas.

Mas, qual a diferença entre SPC?

Os dois serviços visam passar informações importantes para credores sobre contribuintes que estão irregulares no mercado. A diferença é que o orgão pago  costuma lidar mais com serviços de dívidas em banco, como realização de empréstimos que não são pagos. Já o SPC lida mais com contas que não foram pagas em comércio, como lojas de roupas, sapatos, etc.

Esses dois bancos de dados fornecem, além do que foi descrito acima, algumas informações para agências que oferecem empréstimos para os cidadãos.

Consulta SPC grátis via internet

Se você gosta de conversar e ter em mãos todos os documentos para poder se organizar melhor, pode fazer a consulta ao CPF no SPC indo até um local de atendimento especializado. Em praticamente todas as cidades do país são encontrados locais especialmente criados para abrigar uma sede do SPC, é só você encontrar uma mais perto da sua residência e comparece até o local. Tire suas dúvidas clicando aqui.

Consulta ao SPC online

Existem muitos sites que dizem consulta ao SPC, mas é preciso ficar atento quanto as fraudes que podem ser encontradas nesse ramo. Como, para fazer esse tipo de consulta, você precisa colocar alguns dados cadastrais, é possível que o site seja uma mentira e que o objetivo na verdade, seja roubar seus dados para uma ação criminosa.

Por isso, é preciso seguir as orientações certas e entrar em sites que são confiáveis, como o chamado Boa Visa SCPC. Ele traz um local seguro e oficial na internet para que você consulte seu CPF de graça e sem sair de casa.

Para fazer essa consulta, você precisa entrar no link: http://www.consumidorpositivo.com.br/. Quem já possui um cadastro, é só colocar o e-mail e a senha e entrar no local. Quem ainda não tem, vai precisar criar preencher um cadastro, mas que é rápido e super fácil de fazer.

São alguns dados que são pedidos como nome completo, CPF, telefone, e-mail e a criação de uma senha para utilizar sempre que for entrar na plataforma.

Já dentro do sistema, você precisa clicar na aba para consulta ao CPF online e então, o banco de dados lhe mostrará todas as informações sobre o seu nome no mercado, como o valor da dívida, o local que ficou em aberto, a data e até sugere a opção de limpar seu cadastro ali mesmo.

consulta spc online

Quais as desvantagens de possuir o nome no SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito se popularizou muito e qualquer comércio hoje em dia, por menor que seja, é vinculado a ele. Na hora de efetuar uma compra parcelado, se o seu nome estiver com restrição nesse banco de dados, não será possível. Isso porque os comerciantes (e o próprio sistema), não permitem que uma pessoa que está inadimplente efetue uma nova compra parcelada.

Assim, você não vai conseguir efetuar diversas tarefas do seu cotidiano que talvez fossem um desejo, como solicitação de um cartão de crédito, a compra de um eletrodoméstico ou um eletroeletrônico parcelado, etc. Além disso, existem outros problemas que a restrição do seu CPF pode trazer, como não poder mais receber talões de cheques, cancelamento de créditos e cheque especial, dificuldades para locar imóveis, dificuldade também na contratação de seguros, etc.

Com quanto tempo de atraso um nome pode ir para o SPC?

Normalmente, os lojistas colocam um nome no SPC após um tempo médio de atraso, como um mês. Isso ocorre também depois de diversas tentativas de contato e negociação com o cliente que não obtém uma resposta ou parecer sobre o pagamento.

Mas, é preciso ter cuidado porque pela lei, seu nome pode ser considerado inadimplente a partir de um dia de atraso da dívida. Isso não ocorre com frequência porque a grande maioria dos credores entende atrasos menores e eventuais.

Na hora de liquidar com as suas contas, o mais importante é repensar todas elas e fazer tudo com planejamento. Algumas vezes, quando a dívida está a muito tempo em atraso, o credor faz descontos especiais para facilitar o pagamento. Por isso, é sempre interessante sentar com o gerente ou o responsável pelo financeiro do local que você possui um valor em aberto e conversar francamente sobre quais são as suas condições de pagamento atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *