Consultar PIS

Consultar PIS pelo CPF

O PIS, Programa de Integração Social, é um número que um trabalhador ganha ao receber a Carteira de Trabalho. Ele é necessário para adquirir diversos benefícios, vantagens e direitos profissionais, por isso, é extremamente importante ter em mãos o seu número de inscrição. Caso você não tenha ele por perda, roubo ou só não esteja por perto agora, vamos mostrar abaixo como consultar PIS pelo CPF.

O que é PIS

Tanto o PIS quanto o PASEP são programas governamentais criados para financiar direitos dos trabalhadores brasileiros, o abono salarial e o seguro desemprego. O PIS é responsável pelos trabalhadores de instituições privadas e o pagamento do benefício é responsabilidade da Caixa econômica Federal. Já o PASEP abrange empregados de instituições públicas e o valor é pago pelo Banco do Brasil.

Todo trabalhador, no primeiro emprego, é cadastrado no programa pelo referente empregador e isso acontece só uma única vez. Esse cadastramento pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica.

É importante que o trabalhador tenha o cartão do PIS para ter acesso a sua conta com os benefícios. Por isso, se você ainda não possui ou perdeu, vá até uma agência da Caixa e peça a segunda via. Abaixo veja como consultar PIS pelo CPF.

Consultar PIS

Como consultar número de inscrição do PIS

O número do seu PIS consta na sua Carteira de Trabalho, na mesma página onde fica sua foto. Além desse local, ele pode ser encontrado também no cartão cidadão.

Caso você esteja sem acesso a esses dois documentos, pode acessar a página do CNIS, com o link http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet e fazer um cadastro clicando no link “Filiado”. Você vai precisar preencher um formulário e logo em seguida terá seu número de inscrição.

Se você preferir contatar por telefone, pode ligar para o telefone 0800 726 0207 para falar sobre o PIS ou ir até uma agência da Caixa Econômica. Nesse último caso, você vai precisar levar carteira de identidade e CPF.

Uma outra alternativa para descobrir como consultar PIS pelo CPF é se você estiver trabalhando de carteira assinada, é perguntar ao responsável do RH da sua empresa. Eles possuem todos esses dados no seu cadastro e vão saber responder você.

consulta pis pelo cpf

Consulta do PIS pelo CPF

Se você não possuir o número do PIS em mãos, deve entrar no site do Dataprev e obter o número de inscrição fazendo um cadastro. Se precisas saber como regularizar seu CPF – Veja aqui neste Post as informações.

Para começar, você acessa o site:  www.dataprev.gov.br. Depois, clique na opção “Filiado”, como também na opção acima e informe seus dados básicos, incluindo o CPF.

Depois, informe algum documento como o seu RG, confirme e por fim, você será informado do número do seu PIS.

Para que serve o número do PIS?

O número do PIS é essencial para ter acesso a suas contribuições sociais de programas criados pelo governo, como o Seguro Desemprego, o Abono Salarial, o Cadastro em outros programas sociais do país e também ao FGTS.

Quem tem direito ao benefício do PIS

O PIS é um salário mínimo que é oferecido aos trabalhadores de carteira assinada. Vamos ver algumas exigências para receber o benefício.

– É necessário ser inscrito no PIS, por pelo menos 5 anos (não é necessária a Carteira de Trabalho assinada durante os cinco anos, apenas que a tenha durante esse tempo);

– Ter trabalhado pelo menos um mês no ano anterior;

– Não ter recebido um rendimento mensal superior a dois salários mínimos;

– Constar no RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) o ano que a pessoa foi empregada, sendo responsabilidade do empregador informar ao Ministério do Trabalho e Emprego.

como descobrir NIS

Pagamento do Abono Salarial

O pagamento do benefício do abono salarial, variando em torno de um salário mínimo, é feito de acordo com a data de nascimento dos cidadãos. É a Caixa Econômica que faz esses pagamentos e ela também divulga o calendário dos pagamentos.

Quando for a sua vez de receber, é só usar seu Cartão Cidadão para sacar na conta, podendo ser diretamente no caixa eletrônico. Mas, você pode também sacar no banco, na boca do caixa.

O valor do pagamento também varia. Se a pessoa trabalhou de carteira assinada o ano inteiro, ganha o valor de um salário mínimo. Mas, se ela trabalho meses ou até dias quebrados, o valor é de acordo com o tempo em serviço. Para receber é necessário ter trabalhado no mínimo 30 dias.

Normalmente os pagamentos começam em julho do ao atual e vão até junho do ano seguinte.

O PIS é um importante benefício que todo trabalhador de instituição privada tem direito, por isso, não deixe pra depois para verificar se você também é um deles e para ter acesso a seu número de inscrição. Não é sempre que é possível ter uma ajuda de um salário mínimo no mês para as despesas ou até para realizar um sonho ou objetivo. Agora que você já sabe como funciona, é só seguir as orientações e encontrar o seu.

One Reply to “Consultar PIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *