CPF Online

CPF online

Com o avanço da tecnologia e a inserção dela no nosso dia a dia, algumas práticas burocráticas, como a solicitação de um documento, sofreram alterações e agora também podem ser pedidas pela internet. O CPF online é uma delas. Acessando o site da Receita Federal é possível solicitar o seu documento e imprimir da sua casa mesmo. Vamos conhecer melhor abaixo?

cpf online

O que é o Cadastro de Pessoas Físicas?

O Cadastro de Pessoas Físicas é um documento que identifica o cidadão brasileiro e é também como um banco de dados que guarda todas as informações cadastrais de seus contribuintes e das pessoas que se inscrevem voluntariamente.
É difícil encontrar uma pessoa que não possua CPF, normalmente quem não tem, é porque ainda é muito novo. Mas, a grande maioria das pessoas possui porque ele é pedido em diversos momentos da vida, como prestar concursos públicos, abrir cadastros em lojas, fazer cartões de créditos e também financiamentos.

Quem pode tirar o CPF?

Normalmente, os documentos possuem alguns requisitos antes de qualquer pessoa poder solicitar, como a Carteira de Trabalho, que é só a partir dos 16 anos. Já o Cadastro de Pessoas Físicas é um dos poucos documentos que qualquer pessoa, sendo brasileira, de qualquer idade pode tirar.

Quem estiver fora do país, pode ficar tranquilo, também é possível tirar um Cadastro de Pessoas Físicas de onde você estiver. Mas lembre-se: só é possível possuir um CPF por cidadão. Vamos ver abaixo como funciona com cada caso.

Menores de 16 anos: Nesse caso, quem deve fazer a solicitação são os pais ou responsáveis.

Pessoas incapazes ou interditadas: Quem deve solicitar é um tutor ou curador legal.

Entre 16 e 18 anos: Nesse caso, tanto os pais quanto o próprio titular podem fazer a solicitação.

Acima de 18 anos e até 70 anos: Aqui, só quem pode fazer a solicitação é o próprio titular ou um representante legal, se for o caso de incapacidade descrito acima.

Maiores de 70 anos: Esse caso segue a mesma regra das pessoas que estão entre 16 e 18 anos, podendo fazer o pedido tanto o titular quanto um representante legal.
Pessoas falecidas com bens a inventariar: Quando você precisa solicitar o CPF de alguém que já faleceu e que possui bens a inventariar, só é permitido solicitar quem for cônjuge ou herdeiro da pessoa em questão.

Pessoas falecidas sem bens a inventariar: Qualquer parente do falecido pode solicitar.

consultar cpf online

Fazer CPF online

O CPF pode ser tirado presencialmente ou pela internet, uma novidade para facilitar o seu dia. Presencialmente, ele pode ser solicitado em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em uma agência dos Correios ou em uma entidade conveniada. No caso de pessoas que moram no exterior, a solicitação pode ser feita em uma embaixada ou consulado brasileiro da sua cidade.

Pela internet a inscrição é rápida, fácil e você imprime da sua própria casa. Só tem um requisito para solicitar pela internet: é necessário possuir um Título de Eleitor. Para se cadastrar, você precisa entrar no site da Receita Federal, através desse link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ssl/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp .

Depois de acessar esse link, você precisa preencher o formulário com seus dados pessoais e endereço. Verifique se os dados estão corretos se não seu documento pode sair errado. Após, clique em Enviar.

A seguir, você receberá um comprovante de inscrição com um número de protocolo que é bem importante guardar, já que através dele você acompanha o processamento da inscrição na Receita Federal.
Depois de concluir a inscrição, basta imprimir o Cadastro de Pessoas Físicas da sua casa mesmo.

Quanto custa Consultar CPF Online?

Além de todas as vantagens do CPF já citadas acima, ele é um documento que tem um custo muito baixo, ou não tem, pela internet. Se você decidir solicitar pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos Correios, será cobrada uma taxa em torno de R$ 7,00, considerado o valor máximo.
Porém, se você fazer a solicitação pela internet o serviço é totalmente gratuito e você não gasta nem para imprimir, se tiver uma impressora já em casa. Além disso, a solicitação do documento pode ser gratuita se você a fizer em entidade públicas conveniadas com a Receita Federal no seu estado.  Veja aqui algumas informações sobre como Consultar CPF.

Segunda via do CPF

Se você perdeu seu Cadastro de Pessoas Físicas ou foi roubado, precisará tirar uma segunda via do documento. Ela também pode ser feita pela internet, mas você vai precisar saber o número do seu CPF online e ter o Título de Eleitor.
Lembre-se que se você foi roubado, é muito importante registar um boletim de ocorrência e ali mesmo na delegacia, você será informado do número do seu documento.
Se você ainda não possui um Cadastro de Pessoas Físicas, corre lá pro site da Receita Federal e faça já o seu, com certeza vai ser muito bom possui esse documento e evitar que na hora que precisar, você não tenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *