CPF Receita Federal

O CPF Receita Federal é um documento muito utilizado pelos brasileiros, sendo o mais pedido para identificação dos cidadãos. Ele é necessário para cadastrar-se em lojas, prestar concursos públicos, fazer cartões de crédito e até solicitar financiamentos no banco. Vamos ver abaixo como solicitar o seu e quais os documentos necessários.

receita federal cpf cnpj

O que é o CPF?

O Cadastro de Pessoas Físicas e é o número que identifica você na Receita Federal. É esse órgão que gerencia um banco de dados com todas as informações das pessoas que possuem CPF Receita Federal e que podem ser consultadas através desse número.
Com esse Cadastro é possível também verificar sua situação de débito com alguma empresa, se houver, e por isso, ele é solicitado em diversos lugares para abrir cadastros, fazer cartões de créditos, abrir contas em bancos e até fazer concursos públicos.

Quem pode solicitar um CPF?

Todo brasileiro ou estrangeiro que mora aqui no país pode solicitar um CPF Receita Federal. Além disso, não existe uma idade mínima para solicitar o documento, pessoas de qualquer idade podem pedir.
Mas lembre-se: cada cidadão poder ter apenas um número de CPF, solicitar mais de um não é permitido.
Quando for menor de 16 anos, o CPF deve ser solicitado pelos pais ou responsáveis. Já para os maiores de 16 anos, somente o titular ou um representante legal pode fazer a solicitação.
Se a pessoa está interditada ou incapaz, o cadastro de pessoa fisíca deve ser solicitado por um tutor ou curador. Ainda, uma pessoa falecida que possuis bens a inventariar precisa ter seu CPF solicitado por um cônjuge ou sucessor, agora, se não tem bens, pode ser solicitado por qualquer parente.

Consultar CPF Receita Federal

Onde fazer o CPF?

Aquele cartão azul, usando antigamente para portar o seu CPF, não existe mais. Agora, você pede ele pela internet e imprimi da própria casa ou anexa ele em outros documentos, como identidade ou carteira de motorista.

Todos os cidadãos, tanto maiores quanto menores de idade, podem solicitar um número de CPF, inclusive quem esteja morando fora do país.

A solicitação do CPF pode ser feita por dois meios, presencialmente ou pela internet. Presencialmente, você pode comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, nos correios ou em uma entidade conveniada. Quem mora no exterior, deve fazer o pedido na embaixada do consulado brasileiro. O segundo meio para solicitar é através da internet, mas nesse caso é obrigatório possuir Título de Eleitor.
Quais os documentos necessários para solicitar o Cadastro de Pessoa Fisíca?

Para cada um dos meios citados acima existem documentos diferentes que precisam ser apresentados.

Quando você for solicitar presencialmente dentro do país, é necessário levar documento de identidade com foto e Título de Eleitor ou protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral. Quando for menor de 16 anos, é necessário além do documento de identidade, o documento de identificação também dos pais e um documento judicial que comprove a tutela da pessoa, caso não sejam os pais. Agora, quando for um procurador para fazer a solicitação, o mesmo deve levar todos os documentos acima conforme o caso, mais seus documentos de identificação, um outro que comprove o seu e por fim, o instrumento público de procuração com firma reconhecida.
Agora, na hora de solicitar nas embaixadas ou consulados brasileiros no exterior os documentos são iguais aos citados acima, de acordo com cada caso. Mas, além desses, é necessário também levar um formulário que você encontra no site da Receita Federal, impresso e preenchido e entrega-lo junto com seus documentos na representação diplomática brasileira do país que reside.

Por fim, pela internet, na comodidade da sua casa, o CPF pode ser solicitado através do site da Receita Federal. Nesse caso é necessário possuir Título de Eleitor, para os maiores de 16 anos.
Como fazer para se cadastrar pela internet?

Com os milhares de sites sem credibilidade que existem na internet, é importante você saber exatamente onde ir na hora de fazer o seu. A solicitação do documento só acontece pelo site da Receita Federal.

Abaixo, você poderá acompanhar passo a passo como fazer a sua inscrição com segurança e rapidez.

Para começar, você precisa entrar no site da Receita Federal e clicar na aba superior onde está escrito Serviços. Depois de clicar, você vai acessar o link onde está escrito CPF e lá, irão aparecer muitas opções relacionadas ao assunto. Você pode solicitar pela primeira vez, pedir alteração de endereço, acompanhar seu cadastro, etc.

Como Regularizar o CPF

Acompanhar a inscrição do CPF – Imprimir e Consultar

Quando você fizer a solicitação presencialmente, receberá um protocolo com o código do seu atendimento. Com ele, você pode acompanhar o processo de cadastramento do CPF Receita Federal imprimir – como Imprimir CPF =  na internet e fazer a impressão em casa. Esse acompanhamento é realizado no site da Receita Federal que pode ser acessado por esse link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaAndamento.asp
Quando você solicitou pela internet, também pode fazer esse acompanhamento através do link acima.

Conclusão – Como consultar o CPF receita federal

O governo trouxe muitas facilidades ao disponibilizar a solicitação de alguns documentos pela internet, como o CPF. Se sua rotina é corrida e você prefere evitar as filas, faça a solicitação do seu pela internet com as dicas dadas acima. Agora, se você prefere fazer o cadastro pessoalmente, dirija-se até uma agência autorizada.

2 Replies to “CPF Receita Federal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *