Localizar CPF pelo nome da pessoa

Localizar CPF pelo nome

Em alguns momentos da vida, nos encontramos de mãos atadas por não ter acesso ao número do CPF naquele momento ou precisar pesquisar o CPF de alguém (se for uma empresa CNPJ) e não saber como fazer isso. Como o CPF é um documento extremamente importante para o dia a dia, sendo necessário até para prestar concursos e fazer financiamentos, vamos explicar abaixo como é possível Localizar CPF pelo nome de alguém apenas.

O que significa CPF

Antes de saber como ter acesso ao CPF só pelo nome, é preciso entender o que é esse documento. O Cadastro de Pessoa Física é registrado pela Receita Federal e tem a função de identificar a pessoa para diversos cadastros e atestar sua situação para empresas de crédito, por exemplo. É necessário que todo cidadão tenha um número de CPF.

Como fazer CPF

Você lembra daquele cartão azul do CPF? É, algumas pessoas que fizeram ele há um tempo atrás ainda encontraram dessa forma. Mas agora ele foi tirado de circulação e por isso, o documento é solicitado e impresso da sua casa, através da internet.

Todos os cidadãos, tanto maiores quanto menores de idade, podem solicitar um número de CPF, inclusive quem esteja morando fora do país.

localizar cpf nome

Localizar pessoas pelo CPF

Uma empresa, na hora de realizar um cadastro para uma compra de um cliente, consulta o CPF do mesmo para atestar seu bom crédito. Por isso, empresas especializadas em finanças possuem um sistema onde podem encontrar o número do documento de um cidadão apenas pelo seu nome e sobrenome.

Essa consulta não disponibiliza endereço ou telefone, é apenas para lhe oferecer o número de CPF para que possa consulta-lo e ver se existem restrições. Além do número, você descobre também nome da mãe e data de nascimento para assim, confirmar que é a mesma pessoa. É importante lembrar que essa pesquisa é exclusiva das empresas de análise de crédito e não podem ser repassadas para os consumidores.

Na hora de realizar a pesquisa, verifique se o nome colocado está correto, porque isso pode interferir na consulta.

Agora, se você não é uma empresa, só pode fazer a consulta do próprio CPF indo até a Receita Federal ou de alguém que você é representante legal.

É proibido que uma pessoa pesquisa e encontre o CPF de outra sem estar autorizada.

localizar nome cpf

E se você perdeu ou foi roubado?

Nesses casos, é importante ir até a delegacia registra um Boletim de Ocorrência, já que esse documento possui dados seus. Na própria delegacia você vai poder consultar o número do seu CPF.

Para ir até lá, leve outros documentos de identificação, não esqueça pois é extremamente necessário. Depois de sair da delegacia, não esqueça de já solicitar uma segunda via para não ficar sem o seu documento.

Localizar CPF pela internet

O governo vem trazendo grandes facilidades para evitar a burocracia, inclusive, a solicitação de documentos pela internet. Para Localizar CPF pelo nome pode ser feito com o número do documento em mãos.

Para acessar, você precisa entrar no site da Receita Federal e ter em mãos a data de nascimento do titular do documento. Nessa consulta, é possível descobrir se seu CPF está regular ou irregular. Quando se encontra na segunda opção, normalmente é porque existem algumas informações que estão em desacordo e você precisa rever. Dependendo do caso, pode ser realizado até mesmo na internet.

Além disso, no site do SerasaConsumidor é possível consultar seu próprio CPF e checar Serasa, Score e se existem débitos em seu nome. Assim fica muito mais fácil, já que você não precisa ir até uma agência para obter essas informações.

Assim como a primeira via, a segunda via do documento pode ser solicitada da sua casa, pela internet, e você imprime com a sua impressora mesmo. Todo cidadão pode solicitar essa segunda via, de duas formas: uma para quem já declarou Imposto de Renda nos últimos dois anos e outra para quem não declarou.

Tenha cuidado

Existem muitos sites que dizem que você pode pesquisar o CPF de alguém e ter todas as informações por ali mesmo. Cuide com essas práticas porque além de não serem autorizadas, muitas vezes é uma fraude e você pode nem estar vendo o número correto. Por isso, se a sua empresa necessita desses dados, contrate um profissional que com certeza você vai ganhar muito mais credibilidade.

Veja aqui sua Situação Cadastral

É preciso ter cuidado com seus documentos para não perde-los facilmente. Nem todo documento é fácil de solicitar como o CPF, por isso, se você ainda não tem o seu ou passou por algum problema, faça já o seu pedido aí da sua casa mesmo e não deixe mais para depois. Pode ser que em breve você precise do documento para uma situação bem importante e acabe ficando na mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *