Regularizar CPF

Regularizar CPF

O CPF é um documento extremamente importante para o seu dia a dia, sendo necessário em diversos serviços onde é preciso realizar um cadastro ou até para prestar concursos e contratar financiamentos. Às vezes, encontramos o nosso documento em situação suspensa ou pendente e quando isso acontece, não conseguimos utilizá-lo. Por isso, vamos mostrar abaixo porque isso acontece e como você pode regularizar CPF.

regularizar cpf

Por que o CPF fica irregular?

Um CPF acaba sendo suspenso quando a Receita Federal encontra alguma irregularidade no seu cadastro. Pode ser o nome da mãe que não consta ou não está escrito da forma correta, a data de nascimento que também está diferente da verdadeira ou até algum problema com o Título de Eleitor.

Em todos esses casos é possível regularizar o CPF rapidamente através da internet, como vamos mostrar abaixo.

Como saber se preciso regularizar meu CPF?

Não existe um aviso que é dado a pessoas que se encontram na situação de CPF irregular. Para você descobrir como está o seu, é necessário realizar uma consulta do documento por conta própria no site da Receita Federal.

Para ter acesso a situação do seu documento, é só saber o número do mesmo e a sua data de nascimento. Então a página vai mostrar todos as suas informações: CPF, data de nascimento, nome completo e data que você criou o documento, para constatar que aquele é mesmo o seu número. Além desses dados, aparece também a situação do seu cadastro, que é Regular ou Irregular.

Como Regularizar o CPF

Onde fazer a regularização

Você pode fazer na internet, como já dito acima. Além disso, pode realizar também nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos Correios. Já se você mora no exterior, pode realizar tanto nas representações diplomáticas brasileiras, quanto pelo telefone: 11 3003 0146.

Para fazer a regularização de CPF de pessoas falecidas, é necessário ir diretamente a uma unidade da Receita Federal.

Regularizando pela internet

Para regularizar seu CPF através da internet, é necessário acessar o site da Receita Federal e nele, a página de regularização do CPF.

O link para a página é: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/regularizar/Default.asp

Depois de estar na página correta, você vai colocar seus dados pessoais como nome completo, data de nascimento, naturalidade, etc. Se você tiver alguma dúvida sobre o que precisa ser colocado em determinado campo, é só colocar a seta do mouse em cima do nome do campo, assim, uma pequena frase explicando o que é necessário colocar irá aparecer.

Se todos os campos forem preenchidos corretamente, seu documento será regularizado imediatamente. Em alguns casos não é necessário regularizar porque a Receita Federal encontra alguma divergência cruzando informações com outros bancos de dados, se isso acontecer, é necessário ir até a agência da Receita Federal para se informar a regularizar a situação.

Mas, se a sua situação estiver “pendente de regularização”, provavelmente será necessário apresentar Declarações de Imposto de Renda que deve até hoje.

Pode ser que seja solicitado que você compareça até uma unidade da Receita Federal para finalizar a regularização e o prazo para esse comparecimento é de até 90 dias.

Como Regularizar o CPF

Situações em que não se pode regularizar o CPF pela internet

Em alguns casos não é possível regularizar o documento através da internet, são eles: CPF pendente de regularização; CPF cancelado, nulo e de faixa não emitida; CPF de falecidos ou CPF de contribuindo com “mãe desconhecida”.

Qual o valor para regularizar CPF?

O valor varia de acordo com o local que você escolher para realizar a regularização. Tanto na internet quanto nas representações diplomáticas brasileiras o valor é gratuito, sem custo algum para o cidadão.

Já nas agências bancárias descritas acima o valor é de R$ 7,00. E para quem mora no exterior e vai fazer por telefone o valor é apenas o do custo da ligação internacional para o Brasil.

É importante lembrar que esse valor pode ser alterado de acordo com o passar do tempo.

Documentos necessários para regularizar CPF Suspenso

Para os maiores de 16 anos, é necessário levar documento de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (carteira de identidade, por exemplo), número de inscrição no CPF e Título de Eleitor (se já tiver).

Menores de 16 anos devem levar identidade que mostre sua filiação, documento de identificação de um dos pais ou responsáveis e número de inscrição do CPF.

O pedido de regularização do CPF pode ser feito também através de um procurador, e nesse caso, é necessário levar todos os documentos acima, conforme o caso.

Quando for realizado em uma representação diplomática brasileira além dos documentos anteriores é necessário também preencher um formulário que pode ser encontrado no site da Receita Federal.

Parece muito mais difícil do que realmente é regularizar a situação do seu CPF. Por isso, se for necessário, regularize logo o seu para poder usufruir normalmente e não acontecer de você precisar usá-lo, mas não ter ele preparado em mãos. Se tiveres alguma dúvida sobre como emitir o CRF – Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *