Sisu

Sisu

Se você fez neste ano o Exame Nacional do Ensino Médio, também chamado de ENEM você pode utilizar a nota que obteve para concorrer a uma vaga. Graças ao Sistema de Seleção Unificada – SISU os estudantes tem tido uma chance extra de ingressar numa boa faculdade. E esse programa tem crescido e se popularizado muito entre os brasileiros, sendo atualmente uma das melhores formas utilizadas por estudantes para conseguir uma vaga e cursar a faculdade que sempre sonhou..

Sisu

Somente neste primeiro semestre do ano, o SISU atingiu a marca de 129 mil vagas e seu desejo é crescer cada ano mais. O Ministério da Educação seleciona os alunos que obtiveram melhor pontuação no ENEM para ingressar no ensino superior em universidades públicas. Muitas pessoas querem saber em quais pontos o SISU é parecido ou diferente do ProUni.

Os dois programas são do Governo Federal e tem como objetivo oferecer a oportunidade de ingresso no Ensino Superior. Mas, ao contrário do ProUni que disponibiliza vagas para ingresso em universidades particulares, já o SISU apenas oferece vagas para ingresso em instituições públicas de Ensino Superior. Para participar deste programa que é um sucesso, o primeiro passo é se inscrever no ENEM, estudar bastante para que se tenha um bom desempenho na prova (uma informação importante ao aluno: não pode zerar a redação do exame, se acontecer do aluno não atingir nenhuma nota ou entregar a prova em branco, este mesmo aluno irá perder o direito de se inscrever para a seleção do SISU).

Após ter feito a prova do ENEM fique atento à data de inscrição do SISU e faça a sua. O processo seletivo do SISU geralmente é realizado duas vezes por ano. A primeira oportunidade é realizada no começo do primeiro semestre e a outra é por volta do mês de junho. Todo ano o único modo de fazer a inscrição é através da internet.

O aluno interessado deverá entrar no portal SISU, a ser acessado através do link http://sisu.mec.gov.br. De modo geral, todos os semestres o SISU promove três chamadas para os estudantes fazerem suas inscrições e no caso deles aceitarem o curso que foram direcionados, eles serão convidados para realizar a matrícula.

Sisu inscrições

Sisu inscrições

Para se inscrever no SISU é imprescindível informar o número de inscrição e a senha usados no ENEM de 2012. Se você tiver esquecido da sua senha tenha em mãos o número do seu CPF e acesse o site oficial do ENEM no link http://enem.inep.gov.br para recuperar a sua. Ah, e saiba que o número de inscrição e a senha de outras edições do ENEM não são aceitos, somente será válida a inscrição no ano em que você se inscreveu.

As universidades podem estipular notas mínimas para o ingresso e o sistema do SISU faz a conta de modo automático para você saber se tem ou não chances na opção de curso escolhida. Há cotas destinadas para alunos que se declararem afrodescendentes, indígenas ou que vieram de escola pública. Uma informação que você ter bastante atenção é a seguinte: poderá fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU) neste segundo semestre somente o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

inscriçoes sisu

Quem não for aprovado nestas três chamadas ficará em uma lista de espera. Caso não sejam chamados eles deverão fazer novamente a prova do ENEM a ser realizada no próximo ano e se inscrever novamente. É importante lembrar que as inscrições do SISU são feitas de graça. E é bem simples, você se inscreve e depois aguarda para saber o resultado pela própria internet.

Se não conseguir sua vaga na primeira chamada, para concorrer à segunda chamada não é preciso se cadastrar novamente, só basta recuperar sua senha e mostrar interesse de novo. As regras que regem o programa do SISU podem mudar a qualquer processo seletivo, fique sempre bastante informado, leia os editais de inscrição para que não seja surpreendido! As vagas do SISU são de cinco áreas do conhecimento: tecnologia/exatas, humanidades/artes/pedagógicas, saúde/biológicas, ciências sociais/aplicadas e agrárias/rurais, provavelmente você encontrará um curso que é a sua cara por lá!.

Veja aqui tudo sobre Sisutec

O site oficial do MEC que se dedica a tirar dúvidas sobre o assunto é este aqui. Acesse e veja maiores detalhes! Esperamos que tenhamos ajudado você a melhor entender como funciona, agora você tem todas as informações que precisava saber para que você possa conquistar uma vaga e ingressar em um curso superior que seja sua cara. Desejamos a todos vocês muita sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *