Verificar CPF

Verificar CPF

Muitas vezes queremos tirar algumas dúvidas ou obter alguma informação sobre o nosso CPF e não sabemos em que local pode ser feita essa verificação. Seja verificar se possui irregularidade, consultar alguma dívida, etc. Por isso, existem locais específicos para que você possa descobrir esses dados, seja lugares físicos ou na internet mesmo. Vamos então conhecer abaixo onde é possível verificar CPF com segurança e obter as informações corretas.

cpf

Entenda o que é o CPF

CPF é a sigla utilizada para o termo Cadastro de Pessoas Físicas, um documento muito importante na vida dos brasileiros. Ele identifica você como cidadão através de um número e possui um banco de dados que guarda todas as suas informações. A inscrição no CPF é feita voluntariamente.

Por ser um documento muito importante para diversas ações do dia a dia no país, é difícil encontrar alguém que não possua o número de cadastro. Ele é utilizado principalmente para abrir cadastros em lojas, fazer financiamentos ou cartões de crédito.

Onde verificar o CPF pessoalmente?

Se você está com alguma dúvida em relação ao seu CPF, como se ele possui ou não alguma dívida ou se existe uma irregularidade, é importante consultar para poder regularizar. Você pode fazer essa consulta pessoalmente, indo até uma central de atendimento ao SCPC da sua cidade ou que estejam mais próxima de você.
Normalmente, essa consulta é gratuita e você recebe um relatório sobre o número do seu cadastro. Se ele estiver regularizado e sem nenhuma dívida, isso estará escrito no documento recebido. Se constar algum problema, você verá um relatório com as descrições do local com valores em aberto ou o motivo da irregularidade.

Se você é cliente de algum banco, pode obter informações também na agência. Algumas instituições financeiras fornecem essas informações a quem é cliente.

verificar cpf

Como verificar o CPF online?

Existem muitos sites que disponibilizam a consulta do CPF online, por isso, você precisa ter cuidado em qual deles irá fazer o seu. Infelizmente existem muitos sites que são armadilhas para fraudes.
Normalmente essas consultas são de graça e rápidas de fazer. Você vai precisar colocar algumas informações pessoais como nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone, etc., e logo terá a resposta. Se houver alguma dívida no seu nome, o sistema irá informar quais são as instituições que você possui valores em aberto. Da mesma forma com uma irregularidade, ele informa qual é e você precisa então ir até uma instituição para regularizar.

Além disso, você pode verificar também o número do seu Score, que é utilizado, por exemplo, como uma pontuação para definir se você pode comprar um carro ou não. O sistema mostra o seu número e a média de pontuação de pessoas da sua cidade, assim como de pessoas na mesma faixa etária que você.

Documentos necessários para consultar CPF

Quando você for até algum dos lugares citados acima, deverá levar documentos que comprovem sua identidade, já que essas informações não são repassadas a qualquer pessoa. Você vai precisar levar um documento que mostre sua identidade e que possua foto, como RG, CPF, Carteira de Motorista, CTPS (Carteira de Trabalho), Passaporte ou algum outro documento com as mesmas características e que seja oficial.

Segunda via do CPF

Algumas vezes, acabamos perdendo os documentos ou, infelizmente, sendo roubados. Por isso, existe a opção de solicitar uma segunda via do documento para que você não fique sem. Para solicitar essa segunda via na internet, é preciso possuir um Título de Eleitor e ter saber o número dele quanto o do seu CPF.
Pessoalmente, a segunda via pode ser solicitada em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou conveniada. Lembre-se de que em casos de roubo, é necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia e no mesmo local, eles informarão o número do seu documento.

verificar consulta cpf

Como solicitar o CPF pela primeira vez

Quem vai solicitar e verificar CPF pela primeira vez, também pode optar por fazer essa solicitação na internet ou presencialmente. Se você prefere ir em um local para efetuar o pedido, pode se dirigir até uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou em uma instituição conveniada. Para quem mora no exterior, é preciso ir até a embaixada ou o consulado do Brasil da cidade em que você reside.

Já no caso da solicitação pela internet, você faz o pedido com mais rapidez, evita filas e não sai do conforto da sua casa. Mas, para solicitar online, é necessário já possuir Título de Eleitor. O cadastro é feito no site oficial da Receita Federal. Clique aqui e descubra como regularizar seu CPF.

Lá no site, você vai preencher um formulário com alguns dados pessoais, como nome e endereço. É muito importante verificar se eles estão corretos porque são esses que irão constar no seu documento. Se você for pego com um documento com dados errados, mesmos que o erro não seja seu, pode ser considerado fraude. Os dados estando corretos é só você clicar em Enviar.

Após esse processo, você recebe um comprovante de inscrição que consta um número de protocolo que precisa ser guardado, pois é com ele que você acompanha o desenvolvimento do seu documento e a sua inscrição na Receita Federal. Para finalizar, imprima e verificar CPF da sua casa mesmo e pode começar a utilizar.

Verificar CPF é bem importante para evitar problemas em uma hora que você precisa utilizá-lo com urgência. Siga os passos acima e consulte o seu para colocar tudo em dia e ficar tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *