Consorcio

Consórcio: Saiba o que é e como funciona?

Você já foi abordado na rua ou alguém lhe apresentou a oferta de um consórcio? Existem diversos consórcios disponíveis no mercado, que oferecem a oportunidade de conquistar o sonho de um carro, moto, e diversos outros bens.

No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida se os consórcios podem ser considerados Bons Investimentos, se estes são realmente confiáveis, quais as vantagens e desvantagens por trás dessa oportunidade ofertada.

Para instruir nossos leitores e solucionar possíveis dúvidas quanto a esse modelo de negócio, preparamos o presente artigo onde explicaremos o que é um consórcio e como ele funciona, confira.

O que é um consórcio?

Um consórcio se trata de uma modalidade que oferece crédito para que as pessoas consigam adquirir alguns bens, é como um autofinanciamento sem juros e parcelado. No caso, é necessário que um grupo de pessoas faça uso de seus recursos para realizar a aquisição.

O consórcio é diferente de um financiamento tradicional, no qual a pessoa solicita e recebe o dinheiro de uma instituição financeira, onde deve pagar o valor e os juros num prazo definido.

Ao optar por um consórcio, o valor é concedido pelas pessoas que fazem parte do plano, sem ter que pagar juros. No entanto, é preciso realizar o pagamento de algumas taxas.

Quando uma pessoa adquire um consórcio, é realizada a análise sobre o valor das prestações e meses que o grupo possui, para oferecer a condição adequada no orçamento.

O valor da parcela de um consórcio é constituído pela taxa de administração (remuneração da empresa que realiza a administração), fundo de reserva (para casos de emergência, como a inadimplência) e fundo comum (valor dado por cada integrante do grupo para permitir o autofinanciamento). Em alguns casos, pode ter a cobrança do seguro.

Como funciona o Consórcio?

Agora que já está ciente do que é o consórcio e como o mesmo é concedido, vamos para parte de como o mesmo funciona, confira:

Adesão ao plano de consórcio

Para conseguir um consórcio, é preciso se tornar integrante de um grupo e adquirir uma cota. No grupo há pessoas jurídicas e físicas que tem como objetivo adquirir um bem. O grupo deve estabelecer as características e qual será o tempo de duração do plano.

Pagamento das Parcelas do consórcio

O crédito de cotas é parcelado conforme o prazo para realizar o pagamento do plano de consórcio. As parcelas são pagas de forma periódica, formando um saldo que permita contemplar os integrantes que estão vigentes no grupo.

Contemplação do consórcio

A contemplação do consórcio é a hora mais esperada pelos integrantes, já que se trata do momento para fazer uso do crédito para comprar o seu bem.

As contemplações são realizadas em assembléias mensais, seja no começo ou no final dos grupos, sendo realizadas através de sorteios ou lances.  Os lances podem ser pagos com o crédito em cota ou recurso de consorciado.

Aquisição do bem ao ser contemplado pelo consórcio

Após ser contemplado, o consorciado pode selecionar qual aquisição deseja realizar na categoria que seu grupo participa. A carta de crédito recebida é como se fosse o dinheiro à vista, no entanto, o mesmo deve continuar pagando as parcelas até o prazo final do plano.

O plano de consórcio se encerra apenas quando o consorciado adquiriu sua contemplação e realizou o pagamento de todas as parcelas.

 

Caso ainda tenha dúvidas, deixe o seu recado no espaço para comentários abaixo, ficaremos felizes em ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *