Consulta CNPJ

Como fazer Consulta CNPJ

A Consulta CNPJ é um serviço disponibilizado pelo governo federal na receita federal com a função de informar a validade de um número de CNPJ, assim como também sua situação cadastral perante a lei. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (acrônimo: CNPJ) é um número único que identifica uma pessoa jurídica junto à Receita Federal brasileira (órgão do Ministério da Fazenda), necessário para que a pessoa jurídica tenha capacidade de fazer contratos e processar ou ser processada. O CNPJ veio substituir o CGC, Cadastro Geral de Contribuintes e por vezes também é grafado como CNPJ-MF.

consulta cnpj

O número CNPJ tem o formato: 03.847.655/0001-98 onde os oito primeiros números formam a “raiz” – que identifica a empresa, os quatro seguintes formam o “sufixo” que identifica uma unidade de atuação de empresa, ou seja, um endereço de atividade da pessoa jurídica, e os dois últimos formam o “dígito verificador” que é resultado de uma equação com os doze números anteriores. Deste modo, o número acima exemplificado identifica a matriz da empresa para controle da receita federal.

Este é formado por 14 caracteres que visa identificar uma entidade empresarial ou pessoa jurídica. Este número é dividido em três segmentos de algarismos: NUMEROINSCRIÇÃO/FILIAIS-DIGITOVERIFICADOR. O número de inscrição é formado pelos primeiros dígitos até a barra, o número da filial da empresa é composto por quanto dígitos, e é logo seguido pelo digito verificador. O digito verificador é calculado automaticamente e utilizado para a automatizar a verificação correta do número do CNPJ mediante uma consulta CNPJ na receita federal.

busca cnpj

O que é Receita federal CNPJ ?

Na Receita Federal é possível obter informações sobre uma consulta CNPJ através do número do mesmo. Excepcionalmente não é possível buscar o CNPJ pelo nome nesta página, porém a consulta pelo nome é possível através dos parceiros mencionados anteriormente.

Através da consulta CNPJ no site da receita federal é possível obter as seguintes informações: Data de Abertura da Empresa;Nome Empresarial; Descrição de atividade econômica principal e secundária;Endereço completo da Empresa;Cidade e UF de onde o CNPJ foi registrado;Situação Cadastral do CNPJ (ativo ou inativo);

Cartão cnpj

Pesquisa CNPJ pela Internet

As multas decorrentes das fiscalizações realizadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil subiu no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. O acréscimo da fiscalização da na Secretaria da Receita Federal do Brasil é reflexo do aprimoramento do sistema de informações, da capacitação da equipe de auditores fiscais e do aprimoramento das rotinas de seleção de contribuintes com foco nos contribuintes de maior poder contributivo, sem deixar de lado os demais.

As falhas freqüente acontecem na prestação de contas é a omissão de receita quando a empresa não declara tudo o que faturara, movimentam nos bancos quantias bem maiores que as receitas declaradas e gastos não permitidas pela legislação tributária ou acima das efetivamente gastadas. Sabemos que no Brasil as irregularidades cometidas pelas pessoas físicas são parecidas: eliminação de rendimentos, patrimônio acima ao que a renda declarada admite e circulação financeira incompatível.

Quem presta contas devem ficar atentos as penalidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que varia entre 75% a 225% do imposto que deveria ter sido pago pelo contribuinte. Caso a Secretaria da Receita Federal veja alguma fraude ela encaminha o caso para o Ministério Público Federal e o contribuinte tem de responder por crime contra a ordem tributária.

Fiscalização na Secretaria da Receita Federal no Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil é uma instituição do governo responsável pela cobrança dos impostos no país, acusa os bancos de fazerem uma manobra fiscal para pagarem menos impostos. A perspectiva de arrecadações da na Secretaria da Receita Federal do Brasil é que o total das notificações, incluindo multas e juros, chegue a 600 milhões de reais. Em defesa as empresas a Federação Brasileira de Bancos nega desvios relatando que a Secretaria da Receita Federal mudou o entendimento sobre o que é e o que não é permitido na contabilidade.

Os desvios mais freqüentes no bancos em que incorrem as empresas, está a omissão de receita (quando não declaram tudo o que faturaram), movimentação financeira incompatível (quando movimentam nos bancos quantias bem maiores que as receitas declaradas) e despesas não permitidas pela legislação tributária ou acima das efetivamente lançadas.

Veja aqui tudo sobre CPF Receita Federal

As fiscalizações na Secretaria da Receita Federal do Brasil vem aumentado cada vez mais, por exemplo em Alagoas efetuou autuações no valor de R$ 49 milhões. Até o meio do ano de esse número subiu para R$ 141 milhões. O que podemos esperar é que tanto o número de contribuintes fiscalizados quanto o valor das autuações aumentem no segundo semestre.

Como saber minha Situação Cadastral CNPJ

O contribuinte na Secretaria da Receita Federal do Brasil aconselhamos que atenção na hora de prestar conta a na Secretaria da Receita Federal do Brasil, pois alguns erros são cometidos sem intenção. A Secretaria da Receita Federal do Brasil sempre aconselha ao contribuinte deve acessar o site da Secretaria da Receita Federal, ver se a declaração ficou em ‘malha’ e corrigir, enviando uma ‘retificadora’. Ainda há chances para contribuinte pode corrigir as informações erradas enquanto não for intimado pela fiscalização. Após isso, será fiscalizado, autuado e deverá pagar uma multa. As pessoas que apresentam irregularidades na Secretaria da Receita Federal do Brasil ainda tem 30 dias para recorrer ou pagar os impostos. Aproximadamente o valor das autuações (multas) é revertido para o Fundo de Aprimoramento das Atividades de Fiscalização da Receita. Segundo aquela entidade, os bancos estão a declarar uma falta de pagamento dos seus clientes maior do que a real nas suas carteiras de crédito.

Tudo sobre Cartão de CNPJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *