Pronatec Sisutec

Pronatec

Atualmente, existem muitos programas que possibilitam que estudantes da rede pública e pessoas de baixa renda possam se capacitar gratuitamente. Moradores de todo o Brasil terão a chance de concorrer a uma vaga no PRONATEC e estudar sem pagar nada. Aqui você encontrará todas as informações sobre o PRONATEC. Estudantes da rede pública de ensino e jovens de baixa renda moradores de Goiânia, atenção: se vocês estão buscando um curso profissionalizante para aumentar as chances de conseguir um bom emprego, precisam conhecer o Pronatec. Através dessa iniciativa, é possível ingressar em um curso de qualidade e isso poderá mudar suas vidas. Continuem lendo para saber tudo sobre o Pronatec .Fique atento!

Pronatec

O que é e como funciona o Pronatec?

PRONATEC significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Com a distribuição de milhares de bolsas, diversas pessoas já foram beneficiadas e puderam estudar e se especializar. Esse programa foi criado pelo governo federal e sua missão é democratizar o ensino técnico no país inteiro.

Se você for o próximo beneficiado pelo projeto, irá adquirir muito conhecimento técnico e prático para poder conquistar um bom cargo em uma grande empresa. Estando à frente de seus concorrentes, você aumenta suas chances e pode, enfim, conquistar a estabilidade financeira.

O Pronatec é um programa criado pelo governo federal em 2011. Oferecendo cursos gratuitos para jovens de baixa renda, o principal objetivo do programa é expandir os estudos em nosso país.

Desde 2011, o programa já beneficiou milhares de jovens em todo o país. Se você estava esperando pela oportunidade certa para se profissionalizar, não precisa mais esperar. Continue lendo para saber tudo sobre o Pronatec e esteja pronto para mudar sua vida.

Participar de um programa como esse facilita muito na hora de competir no mercado de trabalho. Os brasileiros estão buscando cada vez mais qualificação profissional. Nas empresas, a realidade não é diferente: elas exigem candidatos altamente qualificados.

As instituições parceiras do PRONATEC são consideradas as melhores do país e isso é muito benéfico para seu currículo. Ter uma boa formação pode lhe dar uma chance a mais na hora da disputa por uma vaga. Hoje em dia, ter um emprego e estabilidade financeira é o sonho da maioria das pessoas.

pronatec voluntário

Quais são as instituições Parceiras ?

O sucesso do PRONATEC se dá também pela parceria com diversas instituições de ensino renomadas. Fazem parte dessa parceria as seguintes instituições:

SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial);
SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural);
SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional);
SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte).

Se alguma outra instituição de ensino estadual ou federal parceira do PRONATEC oferecer cursos técnicos, o interessado também poderá se candidatar.

Se quiser obter mais informações, basta acessar esse link.

Como efetuar a inscrição no Pronatec?

As inscrições para o projeto não estão abertas ainda, mas você pode ir se familiarizando com o site clicando aqui. As inscrições serão realizadas através desse site.

Neste site, você poderá fazer uma pesquisa sobre a disponibilidade de vagas e quais cursos estão com inscrições abertas.

Na hora de realizar a busca, os critérios obrigatórios são:

  • Estado;
  • Município;
  • Escolaridade.

 

Os critérios de “Instituição” e “Turma” são de preenchimento opcional.

Após preencher as informações obrigatórias, é só clicar em “Pesquisar” e aguardar.

Se aparecer algum curso disponível, você poderá fazer a inscrição imediatamente, basta clicar em “Inscreva-se” e seguir as instruções que surgirão na tela.

PRONATEC Voluntário

Quais são os cursos do Pronatec?

Como dissemos, as inscrições para o projeto ainda não estão abertas e a listagem dos cursos também não. Porém, muito provavelmente os cursos serão semelhantes aos que foram oferecidos em anos anteriores.

Destacamos alguns deles para você conhecer. Veja:

  • Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho;
  • Técnico em Transações Imobiliárias;
  • Técnico em Saúde Bucal;
  • Qualificação Profissional Técnica Assistente Administrativo;
  • Técnico em Logística;
  • Qualificação Profissional Técnica em Guia de Turismo Regional;
  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Recursos Humanos;
  • Técnico em Estética;
  • Técnico em Podologia;
  • Técnico em Guia de Turismo;
  • Técnico em Secretariado.

Como você pode ver, há muitos cursos para que você possa escolher o que mais combina com o seu perfil. Não perca essa chance de se especializar e comece a estudar hoje mesmo!

Áreas de Atuação

O aluno que se formar nesse curso poderá atuar em diversos segmentos tais como materiais elétricos, telecomunicações, informática e diversos equipamentos de utilidades domésticas. Poderá trabalhar em concessionárias de energia elétrica, indústrias, laboratórios, agências prestadoras de serviços ou até mesmo ser autônomo.

Depois de formado no Curso de Eletroeletrônica no Pronatec, o aluno adquire todo o conhecimento em normas de segurança e se torna apto a tomar atitudes estratégicas quando for fazer a manutenção ou alguma instalação em equipamentos eletrônicos.

Estes profissionais têm um papel fundamental também na hora de sugerir qual a melhor forma de se usar a energia elétrica, elaborando e desenvolvendo estratégias para serem executadas nos projetos de instalações elétricas.

O mercado de trabalho para quem é formado no Curso de Eletroeletrônica no Pronatec é bastante promissor, pois essa é uma das áreas que mais crescem no país com investimentos altos em pesquisas e desenvolvimento no setor.

O salário médio em algumas regiões do país chega a quase R$ 2.000,00.

Quem Pode Participar

Os cursos do Pronatec são voltados a todas as pessoas de baixa renda e que estejam cursando a partir do 2º ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Para quem está cursando o Ensino Médio basta procurar a secretaria da escola que queira fazer o curso.

Os alunos que concluíram o Ensino Médio podem fazer o Curso de Eletroeletrônica no Pronatec na modalidade Técnico subsequente na modalidade Bolsa Formação Trabalhador.

Inscrições

Não existe um único sistema para receber as inscrições do programa Pronatec, pois existem diversas iniciativas. As inscrições são feitas em um sistema próprio seguindo características específicas de acordo com a instituição que esteja recebendo essas inscrições.

As inscrições geralmente são ofertadas nas instituições federais de educação, ciência e tecnologia e nos serviços nacionais de aprendizagem, SENAI e SENAC.

Veja aqui tudo sobre Siape Aluno

O que é Sisutec e para que serve?

Olá pessoal,  iremos  agora ajudá-los a tirar as possíveis dúvidas que vocês ainda tenham sobre o que é e como funciona o Sisutec. Ele é uma sigla que se refere ao Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Ou seja, trata-se de um sistema informatizado que foi criado para ser monitorado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo oferecer bolsas de estudo para que alunos de baixa renda possam ter acesso a cursos de Ensino Técnico/Superior de qualidade.

sisutec

Por meio deste sistema as instituições técnicas de Ensino Superior, públicas ou privadas, oferecem vagas de graça para alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas (ou em escola particular desde que tenha tido bolsa integral) e que possuam baixa renda possam concorrer. Além disso, os alunos que desejarem se inscrever no SISUTEC deverão ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ter apresentado um bom desempenho e que não tenha obtido nota zero na redação.

Como fazer a inscrição pro Sisutec?

Para se cadastrar no Sisutec é extremamente necessário que o aluno coloque o número de sua inscrição e sua senha que foram utilizados no ENEM. Os números de inscrição dos anos anteriores não serão aceitos. As inscrições para o Sisutec serão feitas exclusivamente através da internet. Caso você não lembre do seu número de inscrição do ENEM, acesse o site oficial do ENEM para recuperá-la. O site é o http://enem.inep.gov.br.

Sisutec inscrição

Para as inscrições o Sisutec abriu o seu sistema recebendo cadastro dos alunos. Ou seja, para esse segundo o semestre  as inscrições já chegaram ao fim e se você não se inscreveu vale a pena esperar pelo semestre que vem. A previsão é de que neste ano o Sisutec possa distribuir 239,7 mil vagas.

Para acompanhar a sua inscrição e também editar o seu cadastro caso necessário, acesse este link. Foi divulgada uma lista com os nomes dos candidatos selecionados na primeira chamada, portanto fique atento! As datas para realização das matrículas seriam nos dias 15 e 16 de agosto de , como o prazo ficou muito curto. Os cursos técnicos oferecidos pelo programa terão entre um e dois anos de duração e cada aluno pode se inscrever em até duas opções de vagas.

A seleção dos alunos que irão receber as vagas do Sisutec deverá ser feitas com base em dois fatores: o aluno que possuir a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio terá vantagem na hora da seleção. Também serão averiguados os alunos que realizaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública (ou na rede privada na condição de bolsista).

De acordo com uma análise parcial feita pelo Ministério da Educação, no último dia o sistema de inscrições do Sisutec já registrava as inscrições de 345.352 candidatos e 663.510 seleções de cursos (visto que cada aluno poderia escolher até duas opções de curso). Este programa está sendo um sucesso! E esta é uma ajuda que o Governo está dando para você que não tem condições de pagar um curso técnico. Os cursos técnicos são direcionados para diversas áreas.

Para visualizar o edital e ver todas as informações sobre o processo seletivo do Sisutec, acesse esse link. A página do Diário Oficial contendo a aprovação do programa e as suas datas é aberto automaticamente. Confira! Um dado interessante que vale a pena comentarmos é sobre uma análise feita por alguns jornais sobre a demanda e procura dos cursos. Com base nessa pesquisa foi possível levantar quais são os dez cursos mais buscados pelos estudantes, vejam quais são eles: técnico em segurança do trabalho, informática, enfermagem, logística, radiologia, edificações, redes de computadores, análises clínicas, eletrotécnica e meio ambiente.

Atualmente o desemprego é um problema que nosso país está encarando. Além disso, sabemos bem que o mercado de trabalho está muito concorrido e ter boas qualificações é o que faz você se destacar entre os demais. Por isso recomendamos fortemente aos que se encaixarem nesses requisitos citados acima, que façam a sua inscrição para ganhar uma bolsa do programa Sisutec.

Esperamos que este artigo tenha abordado todas as informações que você precisava saber sobre o Sisutec e seus benefícios. Terminamos este artigo desejando muita sorte aos que se inscreveram no processo seletivo e aos que não foram aprovados, que não desanimem, pois há ainda oportunidades de serem selecionados! Como citamos acima, terá a segunda chamada. Se não fores chamado, ainda existe a opção do pronatec.

Podendo fazer sua inscrição on-line, em http://pronatec.mec.gov.br. Para as vagas que não foram ocupadas no Sisutec. Nesta fase, será exigida apenas a conclusão do ensino médio, contemplando-se a participação de candidatos que tenham ou não realizado o ENEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *