situação CPF

Situação Cadastral na Receita Federal

A Receita federal ou Receita da Fazendo é o órgão público responsável por regularizar o CPF. O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir, pois ele é indispensável na hora de fazer uma conta no banco, prestar concurso público, fazer compras no crediário e muitas outras coisas. Abaixo vamos ver como ver a Situação CPF.

situação cpf

A receita fazenda   controla a base de dados do CPF, e depois de fazer o cpf pela primeira vez este será para sempre seu número exclusivo. Poucas pessoas sabem, mas é possível tirar o cpf com qualquer idade, não sendo necessário esperar atingir a maioridade para tirar seu novo CPF pela primeira vez.

Ao saber a situação CPF na receita fazenda você ganha um cartão de plástico com seu nome e número de inscrição, porém nem sempre é necessário usá-lo para comprovar seu número de CPF. Na verdade, qualquer documento oficial emitido pela nação pode ter seu número de cpf anexado por conveniência, como por exemplo a Carteira de Identidade (RG), CNH e Carteira de Trabalho. Abaixo algumas perguntas e respostas relacionadas a como fazer para tirar seu primeiro CPF, tirar a segunda via ou regularizar sua situação cadastral junto a Receita Federal Brasileira.

comprovante de inscrição e de situação cadastral

Situação CPF

Para saber a situação CPF basta estrar na pagina da receita fazenda e ver sua situação. Estas podem ser as seguintes:

REGULAR: Significa que seu CPF está regular;

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: Significa que você provavelmente esqueceu de fazer sua Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física do ano anterior; Para regularizar, consulte a Receita Federal e em caso de você ter de apresentar uma Declaração de Imposto de Renda, procure orientação com um contador.

SUSPENSA: Significa que você deixou de fazer sua declaração obrigatória de imposto de renda por 2 anos ou mais, ou então seus dados cadastrais estão extremamente incorretos. Ainda dá para recuperar seu CPF, mas primeiro você precisa se dirigir a Receita Federal para verificar quais são exatamente as pendências do seu CPF.

CANCELADA: Pode ocorrer em caso de óbito, multiplicidade ou por decisão da justiça;

NULA: O  CPF se torna nulo quando é detectado fraude ou então algum erro no sistema;

Comprovante de inscrição e de Situação Cadastral

Veja aqui como consultar seu CPF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *